O QUE É UMA ASSOCIAÇÃO?
BLOG APNC


Uma Associação é uma entidade privada sem fins lucrativos formada e caracterizada pela união de pessoas, físicas ou jurídicas, com objetivos específicos de promover o desenvolvimento e o progresso mútuo para o segmento que representa.
Alguns Princípios do Associativismo
Adesão Voluntária e Livre
A adesão deve ser livre e voluntária, por vontade e iniciativa própria de quem interessar em se filiar, estando inserido na categoria que ela representa e concordando com os termos do seu Estatuto Social, Regimento Interno e Código de Ética, sem discriminações quaisquer de raça, gênero, condição social e econômica, preferência religiosa ou política.
Autonomia e Independência
Deve atuar de forma autônoma e independente, com direito de estabelecer parcerias com entidades privadas e governamentais, não permitindo interferências dessas entidades sobre o controle dos seus filiados nas suas diretrizes e finalidades estatutárias.
Gestão Democrática Pelos Filiados
A sua gestão deve ser exercida democraticamente pelos seus filiados, tendo eles direitos iguais de concorrer aos cargos diretivos conforme estabelece o seu Estatuto Social.
Informação, Educação e Formação
Deve informar e fomentar a educação, a capacitação e a boa formação dos seus filiados através de incentivos e benefícios diretos, ou indiretos por meio de parcerias privadas ou governamentais.
Interação
Deve facilitar que seus filiados possam interagir por meio dos canais adequados para trocas de informações e experiências, para reportar e obter suporte às suas dúvidas.
Interesse Pelo Bem Social
Participar das iniciativas comunitárias contribuindo para o desenvolvimento das ações do interesse coletivo, fomentar o progresso através da conscientização dos direitos, deveres e responsabilidades individuais, visando a sustentabilidade do Planeta.
Participação Econômica dos Filiados
Da parte dos seus filiados, cabe assumir suas responsabilidades estatutárias e sociais, colaborando e mantendo-se em dia com suas contribuições financeiras previstas no Estatuto Social e no Regimento Interno.