Autoajuda, Autoconhecimento e Numerologia Cabalística

BLOG APNC

5/25/202210 min read

Autoajuda e Autoconhecimento são coisas pouco compreendidas por parecerem buscar a mesma coisa, mas trazem resultados distintos.
Qual é a diferença e por que as pessoas preferem sempre a mais fácil?
A preguiça de descobrir o seu real potencial interior e sua capacidade de ver as coisas como elas são, faz com que as pessoas sempre busquem a forma mais rápida, sendo que essa forma nada mais é que uma ilusão criada pela própria pessoa para vencer o seu interior, daí vem a autoajuda.
Autoajuda baseia-se em técnicas que permitem com que as pessoas busquem melhores condições externas, tais como um melhor emprego, um relacionamento amoroso, melhor condição financeira ou social, melhora na saúde, vida mais saudável entre outros.
Muitas dessas técnicas, de fato, são realmente poderosas e efetivas. Então, se meu desejo é o de ganhar uma vida mais saudável, por exemplo, eu posso me comprometer a mudar minha alimentação, a praticar exercícios e a passar por consultas médicas regularmente; e posso fazê-lo a partir de já, agora, especialmente se tiver a ajuda de um especialista que tenha descrito passos eficazes para quem buscou e alcançou o mesmo objetivo a que estou me propondo. Dessa forma, eu creio que a autoajuda é funcional, mas tenho ressalvas.
A autoajuda é como se fosse uma fórmula mágica para as pessoas saberem de algo interno, promete resolver os seus problemas de forma rápida, padronizada e sem promover um questionamento mais aprofundado sobre as raízes do que está causando a situação complexa em que você talvez se encontre. Sendo mais claro, a autoajuda pode acabar se resumindo a algo paliativo. Você pode melhorar no momento, porém não vivencia um processo de entendimento mais profundo, de aceitação, de transformação ou, até mesmo, de cura. Ou seja, você não se aprofunda para enfrentar o problema e, por isso, corre um sério risco de enfrentar uma recaída que leve de volta ao lugar do qual lutou tanto para sair.
Outro ponto importante a comentar são a proliferação de “pseudos gurus” e livros de autoajuda e o perigo que eles representam. Muitos desses gurus e livros prometem mudanças num curto espaço de tempo, apresentando técnicas “infalíveis”.
Algumas dessas técnicas (nem todas, claro), podem até servir como fontes de conhecimento. Porém muitas pessoas que consomem esses tipos de ensinamentos e leituras acabam por chegar ao mesmo dilema: “por que é que faço tudo o que eles indicam e não chego aos resultados prometidos? A resposta é simples e direta: porque esses tipos de autoajuda são generalistas, estão na moda e não substituem, de forma nenhuma, uma reflexão mais profunda e estruturada.
Essas pessoas consomem compulsivamente estes conteúdos e se apegam à ilusão de que todos os seus problemas serão resolvidos facilmente. A ideia de que existem fórmulas mágicas universais que, se colocadas em prática, irão mudar a forma de pensar das pessoas e trazer resultados incríveis num curto espaço de tempo. Essa ideia é amplamente vendida e rentabilizada. Mas é também perigosa.
Uma coisa é aprendermos algo novo, outra coisa é o conteúdo dessa aprendizagem ser realmente eficiente. O conteúdo ser interessante não significa que seja útil para as nossas necessidades.
Quando as pessoas não têm os resultados esperados, a mente elabora um pensamento semelhante a este: “se não funcionou comigo e funcionou com todas as pessoas que testemunharam terem tido efeitos reais, então o problema sou eu”, então vem a desilusão e a decepção se instala.
Muitas vezes esquecemos que muitos desses ensinamentos e livros de autoajuda são feitos por pessoas que são verdadeiras “fraudes”, porque eles não fazem o que ensinam e não são capazes de usar seus próprios conhecimentos.
Assim como proliferam as igrejas evangélicas ou não (independente de denominação) e de seitas das mais diversas, que prometem mais dinheiro, prosperidade e felicidade, também há uma proliferação não só de leitores e consumidores de autoajuda, mas também de “gurus” e autores, que buscam somente enriquecer em um mundo de miséria. Não podemos esquecer que existem “picaretas” em todas as profissões do mundo e que devemos ficar longe desse tipo de gente.
O autoconhecimento, por sua vez, consiste neste aprofundamento ignorado pela autoajuda. Ele não oferece uma fórmula mágica, capaz de solucionar todas as suas dificuldades ou melhorar a sua vida. Ao contrário, consiste em saber de seus próprios pontos fortes e fraquezas, conhecer sua própria história e se preparar para a vida e seus desafios.
Os benefícios que alcançamos quando iniciamos a jornada do autoconhecimento são duradouros e preciosos. Ao saber quem você é, seus atos, tanto os positivos quanto negativos, serão muito mais conscientes e consistentes. Você será capaz de analisar suas atitudes e modificá-las, caso julgue necessário ou conveniente.
“Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta”. Carl Jung
Em vez de receber um manual de instruções de como viver, se comportar, fazer alguma coisa ou chegar a um objetivo, você será capaz de despertar, por completo. Acessar suas virtudes, distinguir comportamentos benéficos ou nocivos para você e para o próximo, e, por isso, ter mais facilidade de se adaptar a situações diversas.
O processo de se autoconhecer não é algo que vem do dia para a noite, demanda tempo e reflexão. E como desenvolvê-lo? Aqui vão algumas poucas das enumeráveis e importantes dicas e reflexões encontradas em livros e artigos de autoconhecimento e que poderão ajudar ao leitor.
Questione-se
Sempre se pergunte o que lhe faz bem, do que você gosta, quais são os seus desejos, o que você precisa melhorar. O que te motiva? Perceber essas pequenas coisas ajuda a fazer com que influências externas não lhe afetem tanto, já que você se torna capaz de tomar decisões mais conscientes.
Aprenda a dizer não
Por medo de ficarem sozinhas ou de desapontar o outro, às vezes, as pessoas não desenvolvem a capacidade de dizer não. Ser bondoso é uma qualidade, mas não deixe que isso anule seus próprios desejos e lhe prejudique. No trabalho quem sempre diz “sim”, sem questionar, é visto como sem determinação ou postura profissional. Já no amor ou nas amizades quando uma pessoa nunca questiona é vista como sem graça. Seja sempre gentil e prestativa, mas você não é obrigada a realizar pedidos que não está a fim só para agradar os outros.
Quais são seus pontos fortes e fracos?
Todos têm pontos fortes e carências que ajudam a definir a sua personalidade, mas só quem se conhece verdadeiramente sabe quais são. Suas forças precisam ser usadas a seu favor, de maneira que funcionem como facilitadoras para a obtenção de resultados. E quando o assunto são as suas limitações, o autoconhecimento é ainda mais importante. Do contrário, é difícil que elas possam ser superadas em algum momento.
Que marca você quer deixar no mundo?
Grandes ou pequenas, boas ou ruins, todos deixam marcas entre as pessoas com quem convivem. Então reflita por um momento: como você gostaria de ser lembrado? Como pode construir ou fortalecer essa percepção daqui para frente?
Explore novas coisas e experiências
Sabe aquele tipo de coisa você nunca pensou em fazer? Como uma viagem sozinha ou mudança inusitada no visual? Por que não fazer? Experimente sair da zona de conforto. Ao lidar com algo novo, você vai entender se gosta ou não daquilo e ainda como lidar com mudanças. Estar aberta ao novo é essencial para aprender.
Esteja sempre aberto a mudanças de opinião
“O sábio pode mudar de opinião, o ignorante nunca”. – Immanuel Kant
Abrir-se a novos pontos de vista e mudar quando necessário não significa ser “Maria vai com as outras” ou não ter personalidade, mas é um sinal de maturidade. Será que você acredita em tudo o que defende? Desconstruir velhos conceitos e mudar de ideia é resultado de um processo de reflexão, portanto, significa que você está exercitando seu pensamento e se autoconhecendo.
Tire um tempo para si e cultive o silencio
Cuidar de si é fundamental. Você está tirando um tempo para isso?
O silêncio é uma das maneiras mais poderosas que temos para ouvir a nós mesmos, ouvir nossa intuição e nos conectarmos com nossa essência e nossa verdade. Reserve momentos de silêncio para reconectar com si mesmo.
Também fique um tempo off-line. Com os avanços tecnológicos é comum as pessoas saírem do trabalho, mas o trabalho não sair delas, pois ficam sempre checando e-mails, WhatsApp e atendendo ligações. Relaxe, leia um bom livro, faça exercícios, saia com amigos ou assista aquela série que você tanto gosta. Veja como está sua saúde física, faça suas consultas de rotina.
Meditação
Essa prática traz benefícios físicos e psicológicos, como melhora no sistema imunológico e diminuição de dores e tensões, e ainda aumenta a produção de serotonina no corpo, agindo no tratamento da ansiedade e estresse. Quando você medita fica mais concentrado em si mesmo aumentando a criatividade, desenvolvendo a intuição e clareza da mente, que consequentemente, auxiliam na conquista do autoconhecimento.
Escreva
Sempre que tiver uma ideia, um novo pensamento ou um questionamento, escreva. Escrever exercita a criatividade e organiza o pensamento. Além do mais, ajuda a conectar com o seu subconsciente, trazendo à tona respostas que estavam escondidas ou esquecidas.
Exercite a gratidão
Quando enfrentamos muitas dificuldades, fica difícil reparar nas coisas boas que nos cercam, mas com um pouco de calma e olhando ao redor, é possível perceber as bênçãos nas nossas vidas.
Pare sempre que puder e pergunte-se: O que eu tenho de bom? Pense na sua família, nos seus amigos, nos seus talentos, em todas as dificuldades que superou. Se puder, anote todos os dias o que aconteceu de bom com você, mesmo que sejam coisas que pareçam simples. Com isso, você vai enxergar sua força e capacidade pessoal, além de gerar motivação e desenvolver gratidão.
Escute mais a si mesmo
Escutar as opiniões de outras pessoas é fundamental, porém, quando o que os outros pensam sobre você conta muito mais do que como você enxerga a si mesmo, isso se torna prejudicial. Quando a preocupação sobre a ideia que os outros têm de você é excessiva, a autoestima é prejudicada, além de dificultar o autoconhecimento. Afinal, como se conhecer agindo sempre da maneira como os outros esperam?
O autoconhecimento nos torna pessoas melhores
“Quando não sabemos quem somos, ficamos à deriva, à mercê do que o mundo nos oferece”.
Ao identificar quem você é, seus gostos e preferências, suas virtudes e defeitos, as características que compõem sua personalidade, é possível escolher os pontos que deseja aprimorar ou eliminar. Escolha alguns ídolos e pense: o que admira neles? Quais são as características, ações ou jeitos de pensar que os tornam tão inspiradores? Ao analisar seus modelos, você entende melhor o que tanto lhe inspira.
Planeje-se
Agora vem uma parte bem importante: traçar uma estratégia para chegar em seu estado desejado. O que o separa dele? Algo que você precisa aprender, adquirir ou mudar, como um novo tipo de conhecimento competência ou experiência?
Seja bastante detalhista! Quanto mais detalhes tiver, mais fácil vai ficar transformar tudo isso num plano de desenvolvimento individual com metas, prazos e objetivos. Exige uma boa dose de esforço, mas é progresso e isso vale a pena.
Ferramentas de autoconhecimento – Numerologia Cabalística
Ferramentas práticas são sempre um ótimo jeito de organizar seus pensamentos de uma maneira clara e compreensível.
Para ajudá-lo a aprimorar o seu autoconhecimento e conquistar sua autorrealização apresentamos uma ferramenta valiosa e indispensável que é a Numerologia Cabalística.
Trata-se de uma ciência fantástica e um dos mais eficazes instrumentos para compreensão da personalidade humana.
O mapa pessoal, pela Numerologia Cabalística, é um guia seguro e preciso na condução do ser humano pelo seu destino; no desenvolvimento e aplicação de seus melhores talentos, descrevendo com precisão suas características e aptidões; nas escolhas assertivas, conforme sua vocação e missão, para o seu progresso e prosperidade em harmonia com sua natureza e o mundo, minimizando seus erros no presente, potencializando seus aprendizados e, desvendando segredos de seu passado e indicando tendências.
A Numerologia Cabalística é uma das mais antigas ciências do conhecimento, da natureza do ser humano, e pode ser aquela alavanca que você há tanto tempo está procurando para impulsionar o seu progresso profissional, material e financeiro, a sua prosperidade e a sua evolução mais consciente.
Ela mostra com clareza todos os números que envolvem a vida de uma pessoa ou empresa e é através desse conhecimento que podemos harmonizar esses números, a fim de se obter o máximo de êxito, prosperidade, sucesso e tantas outras coisas maravilhosas que estão destinadas a nós.
Todos nós somos regidos por números e são eles que ditam boa parte de nossas vidas. A Kabbalah ensina, entre outras coisas, que cada letra, número e acento da escrita possui um sentido oculto, assim como os métodos de interpretação para compreender esses significados velados. Podemos, através da decodificação do nome e data de nascimento, desvendar muitos enigmas da nossa existência e fazer um verdadeiro Mapa que nos orienta com segurança e sabedoria na realização do nosso destino.
Vejamos a seguir
Dia de Nascimento e Número Psíquico descrevem a essência do ser, seus dons inatos e seu temperamento.
Motivação, Impressão, Expressão e Talento Oculto descrevem a personalidade com seus talentos e aptidões pessoais e profissionais. – Expõe quem é você.
Destino e seus ciclos mais importantes – Ciclo de Vida, Momento Decisivo, Ano Pessoal, mais a Missão, revelam a sua destinação na vida, com as influências, circunstâncias, oportunidades e a sua vocação. – Expõe o que veio aprender para evoluir, qual é seu propósito de vida e o que está destinado a construir para se autorrealizar.
Lições Cármicas, Dívidas Cármicas, Tendências Ocultas, Resposta Subconsciente, Desafios, Arcanos, Sequências Numéricas e Números Especiais, no Triângulo da Vida, mostram os aprendizados importantes, os desafios e as dificuldades que precisa superar, bem como aquilo que deve reparar. Expõe o que você precisa regenerar perante a lei de causa e efeito, em suas relações pessoais, em família e nos vários ambientes que vier a percorrer no mundo.
Ou seja, o Mapa Pessoal da Numerologia Cabalística é um estudo completo da sua personalidade e lhe proporciona uma oportunidade única de conhecer e desenvolver todas as suas potencialidades pessoais na busca de seu autoconhecimento.
Finalizando com as palavras do filósofo grego Platão, discípulo de Sócrates, “Tudo o que o homem aprende já está dentro dele. Todas as experiências, todas as coisas externas que o cercam nada mais são do que uma ocasião para o ajudar a saber o que existe dentro dele.”
Pense nisso e seja feliz.
JURANDIR LAGO
Maio 2022
Bibliografia:
Pesquisas na Internet (vários sites/artigos)
Apostila do curso de Numerologia – Luiz Trevizani
Apontamentos (alfarrábios)