A VIDA EM SUAS INFINITAS POSSIBILIDADES

BLOG APNC

4/25/20224 min read

Não poderia falar sobre Numerologia sem recorrer a uma analogia que ajude a sensibilizar o leitor sobre a complexidade desse assunto. Escolhi a imagem de uma mandala. Para quem não sabe, Mandalas representam do Universo e toda a diversidade de elementos que o compõem, tal como cores, texturas, dimensões, formas geométricas, formas de vida (animal vegetal e mineral), etc. Olhando para a imagem acima, você observa que as cores, linhas e figuras geométricas, estão dispostas de tal forma que o resultado dessa mistura de elementos expressa harmonia e beleza.
Sim, o Universo tem um poder organizador que planeja, entrelaça e encadeia toda matéria, possibilitando que as diversidades de elementos que o compõe cooperem entre si, assegurando a possibilidade de manutenção e de renovação da vida no Universo. Cada elemento, cada ser vivo, tem um papel, uma missão a cumprir nesse “todo”, de maneira que o equilíbrio se mantenha e diferentes formas de vida possam coexistir. Pense no corpo humano como uma mandala: cada elemento que estrutura do nosso corpo físico coopera para que possamos sobreviver no planeta Terra.
Talvez você se pergunte: como é que o Universo exerce esse poder encadeante? Através dos números – os modelos matemáticos que caracterizam a contagem e a combinação de todos os elementos. Se você olhar de novo para o desenho da mandala e contar a quantidade de vezes que cada cor está representada neste desenho, você perceberá que todas elas aparecem oito vezes. O que o número 8 representa? Um tipo de padrão de organização. Números, portanto, representam um certo tipo de energia, uma vibração específica que movimenta todos os elementos do Universo para que para que possa haver harmonia, equilíbrio e beleza. Além da sua função encadeante, os padrões números definem de que modo todas as coisas evoluem.
O matemático Leonardo Fibonacci concebeu uma sequência matemática composta por números inteiros que normalmente começa pelos números 0 e 1 e cada termo subsequente é formado pela soma dos dois anteriores. Exemplo: 0 + 1 = 1; 1 + 0 = 1; 1 + 1 = 2; 2 + 1 = 3 e assim por diante. Sequências são uma sucessão infinita de números que dão origem a um mesmo tipo de padrão. Essas sequências numéricas são aplicadas nas ciências da computação (algoritmos), na teoria dos jogos, no mercado financeiro, nas configurações biológicas como a simetria dos galhos de uma árvore, das pétalas de uma rosa, na espiral de uma galáxia, no arranjo dos cones das hortaliças, na articulação dos dedos da mão humana e demais aspectos da estrutura do nosso corpo físico. Os artistas também aplicam esses mesmos padrões em suas obras. Podemos aplicá-los também no estudo do comportamento humano”? Sim!
A Numerologia investiga a relação oculta entre os padrões de organização do universo e como estes padrões se aplicam ao comportamento humano. Ela estuda a simbologia dos números, as combinações numéricas e o valor numérico das letras em palavras, nomes, ideias e datas, para identificar as contingências relacionadas ao comportamento. Trata-se de uma ferramenta de autoconhecimento muito precisa. Cada número de 1 a 9 está relacionado a um tipo de padrão de comportamento que, em Psicologia, chamamos de “Arquétipo”. Carl Jung – um psiquiatra suíço foi quem desenvolveu o conceito de arquétipo. Disse ele que os arquétipos são a nossa herança psicológica: resultam das experiências de milhares de gerações humanas no enfrentamento das situações cotidianas.
O Estudo ou Mapa Numerológico analisa os arquétipos que caracterizam a personalidade de uma pessoa; mostra quais são as suas necessidades, quais as crenças e valores que influenciam em seus gostos, escolhas e o modo como ela se relaciona com os outros; descreve suas aptidões e talentos que uma pessoa tem; identifica qual a sua missão de vida e o “caminho” que ela precisa percorrer para colocar em prática essa missão. Mostra inclusive, os desafios que poderá enfrentar, dependendo das suas atitudes. São infinitas as maneiras como podemos agir e toda ação implica em uma escolha, que se reflete imediatamente no ambiente onde vivemos. A todo ato da vida moral de uma pessoa corresponde uma reação semelhante dirigida a ele, criando uma sequência ininterrupta de retribuição ética. Chamamos a isto de Lei de Causa e Efeito. Vejamos um exemplo prático: suponhamos que hoje é Domingo e você decidiu fazer um churrasco no quintal da sua casa. Para tornar o seu dia mais animado, você liga o rádio do seu carro no volume máximo (causa). Um vizinho seu, incomodado com o barulho vai até a sua casa dirigindo-lhe hostilidades e ameaças (efeito 1). Você, irritado com a hostilidade do seu vizinho, reage, e uma discussão entre vocês culmina em agressão física (efeito 2). Outro vizinho vê a briga entre vocês e chama a polícia (efeito 3). Assim, uma sucessão de efeitos foi se desencadeando a partir da causa original (o som alto). A Lei de Causa e Efeito mostra que as nossas ações no presente geram consequências e influenciam o nosso futuro e que, aquilo que você faz pode ter consequências positivas ou negativas tanto para si mesmo quando para outras pessoas. O Mapa Numerologico explica de que forma a Lei de Causa e Efeito se aplica a vida evolutiva de uma pessoa.
A chave para vivermos uma vida harmoniosa, equilibrada e bela, consiste em assumirmos atitudes conscientes e amorosas, que estejam em sintonia com o nosso propósito de vida (missão) e que colaborem para a evolução do todo maior. Estamos fazendo uma profunda interação energética com outros seres humanos e, também, com todas as demais formas de vida que existem no Universo. Precisamos responder às diferentes situações da vida com gestos, palavras, sentimentos e pensamentos apropriados, conscientes de que esse “todo” depende das atitudes que tomamos. Nossas atitudes determinam o campo vibratório em que vamos viver. Ampliar a consciência humana, através do autoconhecimento. Esta é a missão da Numerologia.